Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. Também ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral.

Altas taxas de colesterol podem aumentar o risco de doenças cardíacas, que por sua vez são importantes fatores de risco para o acidente vascular cerebral. A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é o principal fator de risco para o AVC.

Controlar o peso, ter uma dieta saudável, evitar o tabagismo e controlar doenças clínicas que levam ao AVC, como diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, arritmias e insuficiência cardíaca são as boas praticas para diminuir o risco de um acidente vascular cerebral.

Causas do AVC Isquêmico

O AVC isquêmico corresponde a 87% dos AVCs e é quando há um coágulo obstruindo uma artéria no cérebro causando uma falta de sangue e oxigenação no cérebro.

Causas do AVC Hemorrágico

O AVC hemorrágico representa uma menor porcentagem dos AVC porém é bastante devastador pois é um derrame com o sangramento no cérebro.

Tem como evitar o AVC?

É possível evitar, prevenir e diminuir os riscos de AVC. É sempre importante fazer o acompanhamento em consulta e exames periódicos.

Diagnóstico do AVC

É muito importante que todos conheçam os sintomas do AVC. Um socorro rápido e eficiente pode fazer a diferença e salvar a sua vida.

Tratamento Cirúrgico do AVC Isquêmico

Pode ser realizado desde que seja diagnosticado rapidamente e o paciente seja conduzido a um Hospital preparado e com equipe treinada.

Saiba Mais Tudo sobre AVC

A importância dos exames para a prevenção do AVC?

Uma das principais causas do AVC isquêmico é a identificação de placa de gordura (colesterol) nas artérias carótidas (no pescoço).

Saiba Mais Tudo sobre AVC

Stent ou cirurgia aberta?

Para definirmos o melhor tratamento é vital sabermos verdadeiramente o grau de obstrução mostrado através de uma angiografia cerebral.

Doença de Moya-Moya

Doença rara e progressiva que afeta principalmente crianças do Japão, China e Coréia sendo causado por uma estenose das artérias cerebrais internas.

Saiba Mais Tudo sobre AVC

Qual a importância da ASPIRINA (AAS)?

A aspirina é de extrema importância para inúmeros casos de AVC. Em torno de 20% dos pacientes que tiveram quadro de Ataque Isquêmico Transitorio (A.I.T.) precisam usar o medicamento para evitar um novo AVC.

Saiba Mais Tudo sobre AVC

Ataque Isquêmico Transitório (A.I.T.)?

O AIT é um termo usado para definir um quadro semelhante a um derrame, AVC. Os pacientes apresentam: dificuldade de falar ou entender, fraqueza em um lado do corpo, boca torta, entre outros sintomas.

Paralisia Facial e AVC

A paralisia facial significa a diminuição da motricidade dos músculos do rosto.

Saiba Mais Tudo Sobre AVC

Precisa de uma consulta?

Realize o pré-agendamento pelo nosso site ou demais canais de atendimento:
Telefone: (65) 3339-1500 | Whatsapp: (65) 99927-9972

Agendamento