Causas do AVC Hemorrágico

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a maior causa de morte no Brasil e um dos maiores responsáveis por incapacidade e invalidez. O AVC hemorrágico representa uma menor porcentagem dos AVCs, porém é bastante devastador, uma vez que é um derrame com sangramento no cérebro. As principais causas são:

  • hemorragia subaracnoidea: mais provável; é resultado de trauma (acidente) ou aneurisma cerebral rompido (abaulamento na artéria dentro do cérebro que pode romper).
  • hemorragia cerebral: são resultados de um sangramento dentro do cérebro. A principal causa seria a ruptura de artérias pequenas dentro do cérebro, resultado da elevação rápida da pressão arterial. Portanto, o controle rigoroso da PRESSÃO ARTERIAL alta é fundamental para evitar os AVCs hemorrágicos.
  • Uso de medicação anticoagulante como warfarina (cumadim), rivaroxaban (Xarelto), Apixaban (Eliquis), Edoxaban (Savaysa), Dabigatran (Pradaxa), podem aumentar discretamente a chance de hemorragia principalmente após um acidente (trauma), dose inadequada, entre outras.
  • Uso de medicação antiagregante plaquetário como clopidogrel (Plavix), ticagrelor (Brilinta), Prasugrel (Effient) podem aumentar discretamente a chance de hemorragia principalmente após um acidente (trauma), dose inadequada, entre outras.

Precisa de uma consulta?

Realize o pré-agendamento pelo nosso site ou demais canais de atendimento:
Telefone: (65) 3339-1500 | Whatsapp: (65) 99927-9972

Agendamento