Causas do AVC Isquêmico

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a maior causa de morte no Brasil e um dos maiores responsáveis por incapacidade e invalidez. O AVC isquêmico corresponde a 87% dos AVCs. Ocorre quando há um coágulo obstruindo uma artéria no cérebro, o que causa falta de sangue e oxigenação no mesmo.

Para os pacientes que já sofreram um AVC Isquêmico, 3-15% tem a chance de ter um outro AVC nos próximos 90 dias. Os principais sintomas são confusão mental, dificuldade de falar e/ou entender, problema com a visão, dificuldade de movimento, tontura/vertigem, dor de cabeça, fraqueza de um lado do corpo, entre outros. As principais causas de AVC Isquêmico são:

  • coágulos que vem do coração por uma malformação ou arritmia (fibrilação atrial, flutter atrial, entre outras).
  • placas de gorduras nas artérias carótidas (no pescoço) que formam um trombo ou coágulo e podem subir com fluxo sanguíneo para o cérebro.
  • doenças das artérias do cérebro chamada de arteriopatia que causam a formação de coágulo ou espasmo e reduzim o fluxo de sangue causando o AVC.
  • distúrbio de coagulação sanguínea (doenças do sangue que formam coágulos a mais).
  • criptogênicas (25% dos casos). Quando todos os exames são realizados e não existe nenhuma evidência (causas relacionadas acima). Nessa situação, como não conseguimos identificar a causa, definimos o AVC como isquêmico criptogênico.

Precisa de uma consulta?

Realize o pré-agendamento pelo nosso site ou demais canais de atendimento:
Telefone: (65) 3339-1500 | Whatsapp: (65) 99927-9972

Agendamento