Doença de Moya-Moya

A Doença de Moya-Moya é uma doença rara e progressiva que afeta comumente crianças do Japão, China e Coréia sendo causado por uma estenose das artérias cerebrais internas, onde o fluxo de sangue é reduzido, fazendo com que o membro se readapte formando outros vasos colaterais na tentativa de suprir essa estenose.

São doenças com provável componente genético e tem associação com sindrome de Down, Anemia Falciforme, Hipertireoidismo e Neurofibromatose tipo 1. Esses vasos estenóticos causam quadro de miniAVC ou AIT (quadro de sintomas do AVC que recupera rapidamente). Afeta pacientes de 5-10 anos e 30-50 anos com quadro de AVC isquêmico repetidos e outros sintomas como dor de cabeça, convulsão, fraqueza, formigamento, diminuição de sensibilidade, dificuldade de fala e disturbio visual.

O diagnóstico é feito por angiografia cerebral. O tratamento pode ser observação e bypass (cirurgia onde é anastomosada uma artéria do couro cabeludo para dentro do cérebro na região da artéria cerebral média). Com isso podemos aumentar o fluxo de sangue no cérebro e reduzir os episódios de AVC e risco para próximos AVCs.

Precisa de uma consulta?

Realize o pré-agendamento pelo nosso site ou demais canais de atendimento:
Telefone: (65) 3339-1500 | Whatsapp: (65) 99927-9972

Agendamento