Paralisia Facial e AVC

A paralisia facial significa a diminuição da motricidade dos músculos do rosto. Há dois tipos: paralisia facial periférica (paralisia de Bell) quando o nervo facial sofre alguma lesão (infecção, inflamação por calor-frio, tumor, entre outros) sendo que um lado inteiro do rosto fica paralisado, ou seja, o canto da boca cai e não mexe e a pessoa não consegue fechar a palpebra do olho. O tratamento é basicamente com repouso, medicação, fisioterapia e orientações.

Já a paralisia facial central é quando há um AVC na região do tronco encefálico e o paciente tem somente uma queda do canto da boca (boca caída) mas o olho está mexendo normalmente. Neste caso que “aparentemente” parece mais simples, pelos sintomas, é na verdade mais grave e o paciente deve ir ao hospital imediatamente. Um neurocirurgião deverá realizar uma avaliação e solicitar exames (tomografia e ressonância de crânio).

É de vital importância identificar o mais breve possível a paralisia facial central para que seja feita o tratamento mais breve e adequado.

Precisa de uma consulta?

Realize o pré-agendamento pelo nosso site ou demais canais de atendimento:
Telefone: (65) 3339-1500 | Whatsapp: (65) 99927-9972

Agendamento